como ganhar dinheiro no youtube
Como ganhar dinheiro no YouTube – O guia completo para você começar
24 de janeiro de 2017
Exibir tudo

Camilo Coutinho Revela: 14 coisas que você precisa saber antes de começar o seu canal no Youtube.

Nossa equipe de redação teve a honra de entrevistar Camilo Coutinho, uma das maiores referências em Youtube do Brasil. Conhecido hoje pelo canal Play de Prata e por treinamentos como Checklist Essencial de Vídeos, Camilo é autor de vários projetos de sucesso na web. Nos últimos anos decidiu se dedicar somente aos vídeos e tem ajudado centenas de novos criadores a começar, emplacar e crescer seus canais.

Confira o bate papo com esse monstro e descubra como se tornar referência em seu mercado através dos vídeos!

1 – Nos fale um pouco sobre seu trabalho

Eu sou Camilo Coutinho, estrategista digital especialista em vídeos online, apaixonado pela plataforma YouTube. Meu trabalho basicamente se resume em transformar histórias em vídeos que convertem, tanto para os meus clientes, quanto para a minha audiência no meu canal do YouTube.

Sou o criador do canal Play de Prata no YouTube, que é um canal focado em ajudar pessoas a melhorar suas estratégias, se inspirar e desenvolver habilidades em vídeo para contar suas histórias no YouTube. Além do canal, tenho treinamentos presenciais e online focados em vídeo online e YouTube.

2 –  E como começou sua paixão por vídeos?

A minha história com vídeos começou em 2006, quando eu trabalhava no Submarino e nós ganhamos um espaço na televisão para falar durante uma hora por semana sobre o nosso produto que era digital.

O grande desafio era: como vender na televisão o que a gente fazia na internet?

O primeiro passo lógico, foi tentar estudar o máximo possível, entender o que as pessoas falavam sobre, o que o mercado fazia, mas em 2006 não existia muito conteúdo acessível.

Esse conteúdo de vídeo era dominado por produtoras de cinema e televisão, o que é muito diferente de hoje em dia, onde as pessoas têm acesso em um clique a diversas coisas diferentes:  do vídeo tradicional, os canais do YouTube e a maravilhosa tecnologia de vídeos 360.

Acho que foi nesse momento que eu precisei me virar sozinho, que acabei me ferrando de tanto conteúdo, é que me apaixonei por usar os vídeos para ter melhor desempenho no site da empresa.

Desde então nunca parei de estudar, ainda mais nesse mercado que muda constantemente, mas que é algo que me motiva muito a continuar inovando, pensando em novas formas de entregar conteúdo e novas maneiras de engajar pessoas.

3 – Qual o principal conselho para quem deseja criar um canal de qualidade no YouTube?

Olha só, não existe um único conselho. Se eu pudesse te falar algo eu pensaria em 3 pontos principais: consistência para produzir conteúdo; paciência para entender o mercado e a sua audiência, e por último confiança no seu bom senso e no seu trabalho, pois você precisa entender quanto seu trabalho é rentável financeiramente e também o quanto ele satisfaz sua audiência (e não o seu ego).

4 – Quais as dicas para divulgar um canal e os vídeos?

A dica principal para divulgar o seu canal no seu vídeo é pensar como conteúdo antes de anúncio. Começar antes da propaganda tem suas vantagens, pois você se conecta com a sua audiência, e faz com que as pessoas se relacionem com seu conteúdo, mesmo que você esteja vendendo algo.

Ninguém quer falar com vendedor, as pessoas cada vez mais querem falar com o especialista do produto, com alguém que vivenciou produto. As pessoas querem trocar experiências.

Quando você entende que a troca de experiências pode gerar conteúdos mais relevantes, mensagens mais engajadoras, é nesse ponto que você vai começar a construir a sua audiência, a sua comunidade.

5 – Como você começou a ganhar dinheiro com o YouTube?

No meu caso ganhar dinheiro no YouTube foi uma escolha. Eu nunca tive um vídeo que “bombou” e de repente entrou quantias astronômicas de dinheiro. O que aconteceu comigo foi que eu decidi que eu ia trabalhar com YouTube, decidi fazer disso o meu negócio, decidi me tornar autoridade no que eu faço.

Então comecei a enxergar maneiras de ser pago pelo meu trabalho, seja editando os vídeos de outros canais seja ajudando na estratégia digital de outros canais ou mesmo prestando consultoria pelo Skype para criadores. Quando você pensa em ganhar dinheiro com YouTube, a única regra imutável é que você não deve se basear somente nos anúncios de AdSense.

6 – Dá para viver de YouTube?

Bem, eu saí da agência que eu trabalhava em 2013 (era maior da américa latina), e desde então eu vivo somente com o meu trabalho no YouTube. É claro que não existe fórmula mágica, e cada pessoa precisa entender qual é o serviço ou produto que ela vai oferecer no YouTube, mas uma boa regra é seguir o planejamento.

Planejamento financeiro, planejamento de conteúdo e principalmente, planejamento de crescimento, porque não dá para você achar que vai ficar em casa fazendo vídeos, sem precisar controlar a entrada e saída de dinheiro, e sempre precisar trabalhar o dobro ou triplo do que um trabalho convencional.

7 – Quanto você já conseguiu ganhar com o YouTube em um mês?

Ganhos são sempre relativos. O YouTube é uma imensa vitrine. Para você ter uma ideia da importância de ter diversas fontes de entrada de dinheiro pelo YouTube, em um ano de canal, meu AdSense me rendeu 60 dólares, por isso eu sempre aconselho que não se foque somente em AdSense.

8 – Que tipo de conteúdos seus dão mais resultado?

O conteúdo que dá mais resultado é o conteúdo que entrega solução para o problema da audiência. PONTO. Não existe um formato único, ou mesmo formato que seja mais clicável, o que existe é um vídeo que entrega solução que o seu cliente precisa, nem mais e nem menos.

9 –      O Cheklist Essencial para Vídeos tem sido muito falado entre os youtubers e empreendedores digitais. O que ele aborda exatamente?

O Cheklist Essencial para Vídeos nasceu da minha necessidade de ganhar tempo na hora de subir um vídeo para o YouTube. Comecei a desenhar esse projeto em 2014, e ao longo dos anos eu fui atualizando e melhorando. Todos os meus clientes que mostrei minha lista de etapas para subir um vídeo, a grande maioria me pedia para explicar e mostrar as etapas que eles queriam aplicar e ganhar tempo.

Comecei com oito etapas que foram se desdobrando, até chegar nas 20 etapas atuais. Então eu resolvi transformar isso em um treinamento simples e muito rápido, para que qualquer pessoa pudesse consultar e utilizar das boas práticas do YouTube para subir um vídeo para a plataforma.

Esse não é um treinamento de edição ou de como ficar rico no YouTube, é um treinamento que é um processo de otimização de tempo na hora de subir um vídeo para o YouTube.

O treinamento tem no total 8 aulas práticas para demonstrar a minha lista de checagem na hora de subir um vídeo, abordando as 20 etapas eu uso nos vídeos do meu canal dos meus clientes. Já pensou quanto tempo você gasta entrando e saindo das configurações do seu vídeo, única e exclusivamente, porque você esqueceu as tags, thumbs ou um desses 20 itens?

Já são mais de 100 alunos que compraram e estão utilizando minhas técnicas na hora de subir seus vídeos para o YouTube. Como junto do curso eu entrego também um checklist de uma página para ficar mais fácil a consulta, fica muito prático entender as etapas das mais básicas até as mais técnicas.

10 –   Além do Cheklist, quais são seus outros produtos?

Até o final de 2016 eu tenho 4 treinamentos disponíveis: o Checklist Essencial para Vídeos, que é uma lista de tópicos para subir seu vídeo online; o Criando Thumbnails, para ajudar as pessoas a fazerem seus thumbnails nos vídeos; o Conteúdo para Vídeos, Onde eu mostro como eu crio roteiros e conteúdos dos meus vídeos, e o Vídeo Ferramentas Online,  onde eu mostro mais de 25 ferramentas que eu uso para as mais diversas funções dos meus vídeos, desde escolha de palavra-chave até pequenas animações.

E no começo de 2017 já tenho mais 2 lançamentos também focados em YouTube.

11 – Qual deste é o mais indicado para quem está começando?

Depende de qual momento você está. O Checklist Essencial para Vídeos é um bom começo pois tem o melhor custo-benefício, é barato e entrega muito conteúdo para quem quer subir um vídeo no YouTube. Além de você se familiarizar com a minha maneira de dar aula.

Se você já sabe um pouco sobre vídeo e quer saber mais ferramentas para te ajudar na produção o vídeo ferramentas online é melhor para você agora, e tem também um preço ótimo.

Agora se o grande problema que você tem é criar conteúdo e entender o que você vende, o que você fala e transformar isso em um vídeo no YouTube, o conteúdo para vídeos é o seu treinamento.

Eu entendo que existe ainda uma outra demanda de pessoas totalmente novas na internet e no YouTube, mas pode ficar tranquilo que para essas pessoas eu já estou preparando um treinamento para começo de 2017,  focando nos primeiros passos de um canal do YouTube.

12 – Quais os youtubers você segue? Quem são suas referências?

Eu sigo muita gente, mas muita gente mesmo. Acabei de checar que sou inscrito em quase 1500 canais. Uau..rs

Acredito que a referência se faz no mix de informação, onde você vai aprender um pouquinho de cada um e adaptando a sua personalidade ao seu conteúdo. Pode parecer estranho, mas muitas vezes eu me pego assistindo um canal de culinária, depois um canal de mecânica e os dois canais fazem sentido no meu desenvolvimento criativo e na criação de novos conteúdos para o meu canal.

Agora, se você perguntar qual meu canal preferido eu vou te responder que é o Gloove and Boots, um canal muito parecido com os Muppets Baby, só que em uma linguagem internética.

13 – Um conselho para o cara que está buscando aprender como ganhar dinheiro no YouTube.

Jamais foque somente no dinheiro. Conversão é muito mais do que dinheiro. Tenho vídeos com 20% de engajamento, com mais de 100 comentários e que não têm mais de 800 visualizações. Esse engajamento é o que gera autoridade, e consecutivamente mídia espontânea, e assim vendas.

Você precisa levar experiência para as pessoas. Se você só pensar em ganhar dinheiro, você vai esquecer o mais importante que a razão das pessoas te darem dinheiro. É claro que eu também quero viajar para Disney, mas antes de tudo eu preciso que o meu conteúdo seja tão bom que as pessoas que irão assistir, recomendem para amigos, e dessa maneira o meu conteúdo cresça e gere maior retorno financeiro.

14 –   Para quem quiser acompanhar o Camilo Coutinho, quais os canais?

Será um prazer ter você comentando, assistindo e compartilhando o Play de Prata, que você pode acompanhar no meu canal youtube.com/PlayDePrata ou no meu site www.playdeprata.com.br

Equipe de Redação
Equipe de Redação
Artigo produzido pela equipe de redação do Como Ganhar Dinheiro no YouTube.

1 Comentário

  1. Paulo Maccedo disse:

    Entrevista animal. Camilo é, sem dúvidas, uma das maiores autoridades de YouTube no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *