Como ganhar dinheiro no YouTube – O guia completo para você começar

Camilo Coutinho Revela: 14 coisas que você precisa saber antes de começar o seu canal no Youtube.
20 de dezembro de 2016
ganhar dinheiro no youtube
Como ganhar dinheiro com youtube usando o checklist essencial para vídeos
30 de janeiro de 2017
Exibir tudo

Como ganhar dinheiro no YouTube – O guia completo para você começar

como ganhar dinheiro no youtube

Hoje em dia muita gente busca trabalhar na internet, principalmente com YouTube, mas não sabem exatamente como ganhar dinheiro com isso.

Trabalhar e ganhar dinheiro com o YouTube não é exatamente difícil; não é necessário que você seja um programador ou tenha qualquer experiência e conhecimentos na área de filmagem ou cinema. Tudo parte do conteúdo (aliás, você pode aprender a criar vídeos incríveis com este checklist).

YouTube é o maior portal de vídeos do mundo e ganhou tanta força que se tornou uma das maiores redes sociais; atualmente sendo acessada por várias pessoas que podem postar vídeos em todas as categorias.

Assim, com tantos acessos e usuários, o YouTube inseriu comerciais em vídeos e em outras ações através do Google AdWords. Além disso, você pode promover diversos tipos de coisas diretamente, além, é claro, de poder vender os seus próprios produtos.

E é nesse cenário que você pode aprender como ganhar dinheiro no YouTube. Continue a leitura!

Como ganhar dinheiro no YouTube com o Google AdWords

como ganhar dinheiro no youtube

O Google AdWords é um sistema no qual as empresas têm a possibilidade de anunciar os seus produtos, inserindo publicidade em resultados do mecanismo de busca e em sites que são parceiros do Google (assim como o YouTube).

Através do Google AdSense, os anúncios são dispostos em uma rede de parceiros que tem um espaço disponível em seu site voltado para anúncio de terceiros. Os links patrocinados (pay per click) são o caso em que o anunciante paga apenas quando alguém clica em seu anúncio.

Se o seu anúncio não for clicado, você não precisará pagar por ele. Os anúncios no Google funcionam como o sistema de leilão, onde diversas empresas competem pela divulgação, tanto no mecanismo de busca, quanto em seus sites parceiros.

O Google confere todas as apostas e escolhe os anúncios que aparecerão em seus sites parceiros e nas buscas feitas dentro do próprio Google. A empresa é escolhida pelo valor do lance e relevância de seu site de acordo com o Google.

Essa classificação ocorre com base no Ad Rank, em que são definidos os anúncios que serão exibidos de acordo com a qualidade do anúncio e as palavras-chave.

A pontuação que determina a qualidade é chamada de métrica, criada pelo Google para mensurar os elementos de relevância e qualidade dos anúncios. É importante entender que o valor dos anúncios pode ser variável, pois tudo depende da qualidade do que se anuncia.

Estratégias de como ganhar dinheiro no YouTube

como ganhar dinheiro no youtube

Depois da criação do seu canal no YouTube, é necessário produzir vídeos originais que possuam bom conteúdo. Existem três pontos básicos que ajudam a ganhar dinheiro no YouTube:

1 – O conteúdo;

2 –  Divulgação;

3 – Público.

Com esses elementos você terá chances maiores de descobrir como ganhar dinheiro no YouTube através do seu canal. Entretanto, é claro que o retorno depende dos seus esforços. Vamos saber agora como chegar lá!

Criando conteúdo para o YouTube

Qualquer pessoa hoje, com apenas uma câmera amadora ou um celular, pode gerar conteúdo para o YouTube. Para isso, basta criar o seu canal, gravar os vídeos, fazer uma edição e subir o vídeo no canal. Isso não leva mais do que algumas horas, mas para que isso comece a dar retorno, não tenha dúvidas, você terá que aplicar tempo e esforço.

Destacamos que ao criar um conteúdo, você deve ter permissão para utilizá-lo comercialmente. Por exemplo, você utiliza uma música ou trechos de outros vídeos, é necessário possuir uma licença ou comprovar a compra dos direitos autorais dos materiais utilizados.

Se o seu material for 100% original, de sua autoria, beleza, mas se for de outras pessoas, e ela detiver os direitos, tenha cuidado. O YouTube possui regras que podem retirar um anúncio de seu vídeo e até mesmo bloquear patrocínios.

Também preste atenção e leia com calma as regras. Não é permitido incluir cenas que contenham nudez, elementos perigosos ou até mesmo cenas que sejam muito violentas.

Os seus vídeos precisam chamar atenção das pessoas e fazer com que se interessem pelo seu conteúdo e, assim se inscreverem em seu canal. Seu esforço todo deve ser em gerar visualizações, pois a rentabilidade de seu canal está relacionada ao número de visualizações que os seus vídeos possuem, por isso é muito importante divulgar.

Definindo a identidade visual e planejamento do seu canal

Procure construir uma identidade para o seu canal e uma linguagem legal de acordo com o público. Crie vinhetas que serão utilizadas no início do vídeo, um logo original e o nome. Procure também manter um envio de conteúdo relevante, organize quantos vídeos irão ser publicados por mês e monte o seu calendário.

Preste atenção e fique de olho sempre nos trending topics (tópicos em alta), pois os seus conteúdos poderão ganhar mais relevância e atrairão mais pessoas, ou seja, aumentando suas visualizações. Procure incentivar o público a interagir com o canal e interaja com esses, pois a interatividade é a chave para o sucesso.

Procure caprichar na descrição do vídeo e fique atento ao momento em que for categorizar o seu vídeo, quanto mais próximo for de seu público, maiores serão as chances de ganhar dinheiro no YouTube. Você pode aprender melhor sobre isso neste curso!

Sendo parceiro

Existe também o Programa Parceiro YouTube no qual você se inscreve e se configuram os seus vídeos e o canal para a monetização. Para isso, basta ser maior de idade (18 anos ou mais), seus vídeos precisam ser originais e estar de acordo com todos os termos que são propostos pelo programa.

Você também pode aproveitar os infoprodutos, pois tal fato vai trazer um diferencial para o canal. Para isso, você deve participar do Programa de Afiliados que fornecem tais produtos (vamos falar mais sobre eles adiante). Você poderá inserir em seus vídeos propagandas desses produtos ou até mesmo mencioná-los.

A vantagem é ao gerar vendas para a empresa, você participará do lucro igualmente. É importante apresentar os produtos da maneira que os seus inscritos se interessem pelo produto e queiram adquirir o mesmo.

Como ganhar dinheiro no YouTube promovendo produtos como afiliado

como ganhar dinheiro no youtube

Muito provável que você já tenha ouvido a seguinte frase: “Conteúdo é rei”. Quando olhamos para o mercado de afiliados percebemos como ela é verdadeira. Veja o porquê.

O mercado de afiliados tem se movido ao redor de infoprodutos, que são produtos de informação – ou seja, cursos, portais de conteúdo, e-books, etc. São informações valiosas que ajudam todo tipo de gente. Desde aquela pessoa que tem problemas de relacionamentos àquela que deseja trocar de profissão, ou ganhar uma renda extra, ou mesmo adestrar o seu cão.

Tem público para tudo.

Isso se deve pelo crescimento da internet no país, afinal, 51% dos brasileiros já possuem acesso à internet, o que representa mais de 100 milhões de pessoas. E, graças à expansão do conteúdo, procurar a solução para nossos problemas na internet tornou-se um hábito comum.

O que abriu muitas portas para a produção e a comercialização desses infoprodutos, fazendo com que promovê-los se transformasse em uma grande oportunidade de negócio para milhares de pessoas. E é nesse contexto que você pode aprender como ganhar dinheiro com seu canal no Youtube.

Apostando no marketing de afiliados

como ganhar dinheiro no youtube

Por ser uma plataforma gratuita e também a mais acessada no país, o Youtube tornou-se um dos melhores meios de distribuição de conteúdo para os afiliados. Através dele, os afiliados promovem os seus infoprodutos produzindo tutoriais, dando dicas de como resolver problemas específicos, relacionados ao infoproduto que promovem.

Se você está interessado em ganhar dinheiro no YouTube como afiliado, você precisa seguir alguns passos para ter sucesso. São eles:

Passo #1: escolher um nicho

Nicho de mercado são necessidades específicas que pessoas têm dentro de um mercado. Por exemplo: dentro do mercado de saúde existem aquelas pessoas que possuem diabetes e, se interessam por produtos que ajudam a controlar esta doença.

São muitas as necessidades das pessoas e, pasme, existe infoprodutos (produtos digitais) para quase todas. Mas, para que você comece a descobrir como ganhar dinheiro como afiliado no youtube, você precisa escolher que tipo de necessidade você quer ajudar as pessoas superarem.

Você pode optar também por ser ainda mais específico e escolher um subnicho, a desvantagem de atuar em um subnicho é que o público é menor, mas a vantagem é que ele está mais interessado no produto que você tem a oferecer.

Para ilustrar o que é um subnicho, vamos voltar ao exemplo da diabetes. Você pode atuar no subnicho diabetes infantil e vender produtos que ajudem a melhorar a vida de quem sofre com isso.

Então:

Mercado = Saúde

Nicho = Diabetes

Subnicho = Diabetes infantil

Mas atenção!

Você precisa aliar 3 coisas muito importantes na hora de escolher um nicho para se trabalhar: precisa ser um assunto que você domine, um assunto que você goste e um assunto que tenha procura na internet (para isso, aconselhamos que você faça uma pesquisa de palavras chave para descobrir).

Após você ter escolhido o nicho, é hora de você escolher os produtos que deseja promover.

Passo #2: Escolhendo os produtos

Pronto. Você já escolheu o nicho. Agora é hora de escolher os produtos que você vai promover. Existem 3 plataformas brasileiras que possuem infoprodutos nos mais diversos nichos e subnichos, são elas:

#1 – Hotmart

A Hotmart é a plataforma de infoprodutos pioneira no mercado brasileiro e, por consequência a maior. Possui uma grande quantidade de infoprodutos para você promovê-los, além disso, possui várias avaliações que facilitam o afiliado na hora de escolher o produto para promovê-los, como blueprints, temperatura dos produtos mais vendidos e avaliações dos clientes.

#2 – Eduzz

Chegou no mercado para concorrer com a Hotmart e tem conseguido. A Eduzz é uma plataforma que tem crescido muito e inovado cada vez mais nos seus serviços, facilitando a vida tanto dos infoprodutores, quanto dos afiliados. Uma das únicas desvantagens é não possuir a mesma variedade que a Hotmart, mas isso tem mudado a medida que o mercado está crescendo.

#3 – Monetizze

É a mais nova das 3 e, tem ganho uma boa fatia do mercado, principalmente em produtos de baixo e médio ticket. Também têm crescido muito, tem um atendimento e suporte incrível e promete dar muito trabalho para as outras duas. Pode ser uma plataforma ideal para você bombar seu canal promovendo produtos de afiliados.

Passo #3: Tenha uma estratégia de marketing (não é um bicho de sete cabeças)

Se você deseja ser um afiliado de sucesso, precisa encarar a promoção dos infoprodutos como um negócio de -verdade. Precisa ter disciplina, uma certa estrutura, como blog, ferramenta de e-mail marketing, página de captura, iscas digitais e, claro, conteúdo.

O conteúdo tem duas funções no negócio de afiliados:

1 – Fazer com que você tenha visibilidade. Para isso, todo o seu conteúdo precisa ser otimizado, para que as pessoas interessadas no seu nicho de mercado cheguem até você.

2 – Fazer com que você tenha credibilidade. Uma vez que as pessoas percebem que você entende do assunto que está promovendo, elas passam a confiar em você, o que facilita muito para efetuar a venda.

Desenvolvendo o conteúdo

Para desenvolver o seu conteúdo como afiliado, você precisa conhecer cada detalhe do seu público. Descobrir suas necessidades, sonhos e desejos. Dessa forma, você consegue desenvolver um conteúdo que, realmente, o ajude a resolver seus problemas.

E é dessa maneira que um afiliado tem sucesso: resolvendo problemas do seu público. Se você quer aprender a criar conteúdos memoráveis para o seu público, você precisa ver isso.

como ganhar dinheiro no youtube

Como ganhar dinheiro no YouTube promovendo seus próprios produtos

como ganhar dinheiro no youtube

Assim como os afiliados, os produtores dos infoprodutos também podem descobrir como ganhar dinheiro no YouTube promovendo os seus próprios produtos.

Através de um canal, você pode conseguir visibilidade e mostrar para a sua audiência que você é uma autoridade no seu nicho de mercado. Para isso, o ideal é que você divulgue dicas, dê aulas, realize entrevistas, tutoriais, etc. Quanto mais conteúdo você fornecer para seu público, mais você despertará a atenção da sua audiência e mais vai vender. Fato!

Você pode atuar em uma grande variedade de nichos, como ensino de idiomas, marketing, decoração, relacionamentos, desenvolvimento pessoal, dentre muitos outros.

Como produzir seus próprios cursos

Os cursos mais vendidos no momento possuem o formato de videoaulas. A forma mais fácil de distribuir estas videoaulas é através de áreas de membros, fornecidas pelas próprias plataformas de hospedagem de infoprodutos, muitas delas são gratuitas para os produtores, o que facilita muito na construção de um curso.

As possibilidades são inúmeras:

  • Cursos de inglês;
  • Aulas de artesanato;
  • Receitas e culinária;
  • Música e artes;
  • Marketing;
  • Jardinagem;
  • Importação;
  • Decoração;
  • Construção;
  • Hobbies caros;
  • Utilidades domésticas;
  • Entre muitos outros.

Como ganhar dinheiro no YouTube. Comece hoje!

como ganhar dinheiro no youtube

Como se pode perceber, para ganhar dinheiro no YouTube não é muito difícil, basta você criar os seus conteúdos próprios que atraiam várias pessoas e fazendo com que se inscrevam em seu canal. Também existem algumas estratégias que podem ajudar seu canal a crescer e ganhar dinheiro na plataforma.

Procure fazer sempre o que você mais gosta e sempre mantenha o foco, nunca desista do que você deseja e pense que nunca irá conseguir ganhar dinheiro no YouTube, pois é possível sim, basta usar as estratégias como o Google AdSense, Infoprodutos, Marketing de afiliados e Programa Parceiro YouTube para obter o sucesso.

Essas foram as estratégias que poderão facilitar todo o processo de como ganhar dinheiro no YouTube. Para se aperfeiçoar nesse assunto, aconselhamos que cadastre-se em nossa lista vip aqui e receba as atualizações do blog!

Equipe de Redação
Equipe de Redação
Artigo produzido pela equipe de redação do Como Ganhar Dinheiro no YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *