como ganhar dinheiro no youtube
Como ganhar dinheiro no YouTube – O guia completo para você começar
24 de janeiro de 2017
como criar thumbnail
Como criar Thumbnail para o YouTube e aumentar os resultados dos seus vídeos
31 de janeiro de 2017
Exibir tudo

Como ganhar dinheiro com youtube usando o checklist essencial para vídeos

ganhar dinheiro no youtube

Quando pensamos em dinheiro, logo vem à nossa mente o velho ditado americano “Time is money!” – ou mais conhecido no Brasil, como “Tempo é dinheiro!”. Por este motivo é muito importante economizarmos tempo, para que nosso dia seja mais produtivo.

Mas muita gente confunde economia de tempo com fazer tarefas com pressa. E, definitivamente, isso não é uma boa ideia quando se trata de subir os seus vídeos para o YouTube.

Quando você faz uma tarefa com pressa, normalmente, acaba deixando coisas essenciais para trás, o que pode prejudicar o resultado desejado e também tendo que refazer tudo de novo, fazendo você perder ainda mais tempo com aquela tarefa, que deveria gastar o mínimo necessário.

Para evitar isso é preciso que haja um planejamento antes de iniciar qualquer tarefa (inclusive subir vídeos com o objetivo de ganhar dinheiro com YouTube). E uma ferramenta que vai ajudar você nisso, tem um nome em inglês, mas é utilizada no mundo inteiro: o checklist

O que é um Checklist?

Num português claro, checklist significa “lista de verificação”. Esta lista é formada por uma série de ações, que devem ser seguidas para se alcançar um objetivo.

Ele pode ser usado para QUALQUER tarefa. Desde fazer as suas malas para viajar, até procedimentos complexos, como verificar os itens de um avião para a decolagem.

Imagine você viajando para a praia e, quando chega lá vê que esqueceu o calção de banho na sua casa. Muito chato, não é mesmo?

Se tivesse usado um checklist, isso, definitivamente, não aconteceria, pois no documento estaria listado todos os itens que você fosse precisar na sua viagem, desde a escova de dente até o calção de banho.

Para construir um checklist, você deve pensar em todos os passos para atingir um objetivo. Digamos que você precise de um checklist para escovar os dentes. Ele seria assim:

  • Pegar a escova de dentes
  • Pegar a pasta de dentes
  • Abrir a pasta de dentes
  • Aplicar a pasta por cima das cerdas
  • Fechar a pasta de dentes
  • Escovar os dentes traseiros em movimentos circulares
  • Escovar os dentes frontais em movimentos circulares
  • Escovar a língua
  • Enxaguar a boca com água potável
  • Secar a boca com a toalha
  • Guardar a escova de dentes

Viu? Seguindo esses passos fica muito difícil esquecer alguma etapa da tarefa.

Claro que este exemplo é extremo, mas o checklist é uma ferramenta muito útil quando temos que executar a mesma tarefa diversas vezes seguidas.

Para subir vídeos, ainda mais com a intenção de ganhar com YouTube, é a mesma coisa. Existem diversos itens que você precisa verificar para garantir que ele seja visto pelo maior número de pessoas. Um item que você esqueça, pode comprometer todo o resultado do vídeo.

Afinal, de que adianta você produzir um ótimo conteúdo para poucas pessoas assistirem? Você perde tempo e deixa de ganhar dinheiro. Simples assim.

Saiba mais sobre o Checklist Essencial para Vídeos aqui!

Por que você deve usar um checklist se quiser ganhar dinheiro com YouTube?

Segundo o livro Checklist – Como fazer as coisas bem feitas de Atul Gawande, existem 3 motivos principais pelos quais você deve usar checklist para executar suas tarefas. São eles:

#1 – Segurança

O checklist ajuda a detectar falhas mentais nos processos, causadas por exaustão e repetição. Por exemplo, você precisa subir 50 vídeos no Youtube, lá pelo décimo, você vai começar a esquecer de um ou outro item, como criar um título impactante, ou colocar uma palavra-chave, ou mesmo esquece de subir algum dos vídeos.

#2 – Eficiência

Além da segurança, o que é essencial para qualquer tarefa que devemos realizar, o checklist ajuda você a ser mais eficiente. Ele contém uma ordem lógica das ações que você deve tomar, o que além de evitar esquecimentos, e também colabora com a otimização do seu tempo, não sendo preciso executar as tarefas com pressa. Dessa maneira, você consegue mais tempo livre para executar outras tarefas, ou qualquer outra coisa que desejar.

#3 – Exatidão

Como o checklist propõe uma ordem lógica e otimizada, você consegue se concentrar mais na ‘micro-tarefa’ que está executando. Dessa forma, você não precisa ter pressa para terminar e ela sai com muito mais exatidão.

Além desses 3 motivos citados pelo livro, existem mais alguns que você deveria saber:

#4 – Padronização de Processos

Imagine um canal do YouTube com um vídeo nomeado de uma forma diferente da outra, com um logotipo diferente do outro, com um estilo diferente do outro. Uma bagunça, não é mesmo? Se você quer evitar isso no seu canal, o checklist é excelente para padronizar os seus vídeos no YouTube.

Padronizando seus vídeos, você consegue que eles sejam reconhecidos entre tantos outros vídeos no YouTube. Consegue fazer com que a sua identidade prevaleça.

#5 – Aumentar sua disciplina

Disciplina é essencial para um negócio de sucesso. E os checklists podem exercer papel fundamental na prática dela. Por mais estúpida que uma tarefa pareça ser, ela merece que você tenha atenção. Afinal, de tão estúpida, pode ser que você a esqueça e isso o prejudique futuramente.

#6 – Você fica feliz

Sabe aquela sensação gostosa quando passamos de fase em um jogo no videogame? É o cérebro liberando uma substância que dá uma sensação de prazer. O nome desta substância é dopamina e ela também é liberada quando acabamos todas as tarefas de um checklist. Assim, você tem uma sensação de prazer, aprendizado e, o melhor de tudo: sucesso.

Como fazer um checklist?

Como já dissemos, um checklist é um conjunto de “micro-tarefas” que são executadas para se atingir um grande objetivo no final. Mas como organizar essas “micro-tarefas”?

Antes de tudo, você precisa aprender a traçar metas. Suas metas devem ser Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Realistas e Temporais. São conhecidas como metas SMART. Um exemplo disso é subir 10 vídeos para o YouTube em 2 horas.

Com essa meta definida, você precisa listar pequenas tarefas realizáveis que vão guiá-lo na configuração, padronização e otimização desses vídeos para o seu canal.

Para fazer isso, você precisa conhecer a fundo todos os processos para conseguir a excelência. Conhecendo esses processos, você consegue eliminar aniquiladores de tempo e encontrar a forma mais rápida de atingir o objetivo com perfeição.

Liste todas as tarefas que precisam ser feitas para atingir a meta, por mais estúpidas que você acha que podem ser. São essas as que você corre perigo de esquecer, portanto, lembre-se: nenhuma “micro-tarefa” é estúpida.

Dica

Um dos principais fatores que levam pessoas a abandonarem seus projetos no meio é a frustração. Isso é causada porque foram traçadas metas muito complexas, o que demanda mais tempo para ser executadas. Se você tiver uma meta muito complexa para executar, tente “quebrá-la” em outras mais simples até atingir o seu objetivo.

4 erros que você deve evitar ao subir seus vídeos se quiser ganhar dinheiro com Youtube

Por falta de seguir um checklist, pessoas no mundo inteiro cometem erros básicos que prejudicam a visualização de seus vídeos. Se você tem intenção de ganhar dinheiro no Youtube, você não pode cometer nenhum erro. Afinal, qualquer erro pode comprometer a sua credibilidade e seus resultados.

Com um checklist bem elaborado você evita erros como esses:

#1 – Não nomear o arquivo do vídeo

ganhar dinheiro com youtube

Quando não se nomeia o arquivo corretamente e aparece a numeração automática da câmera.

Pode parecer óbvio, mas como você pode ver na imagem abaixo, esse erro é mais comum do que deveria. Antes de subir os vídeos para o seu canal no Youtube, nomeie-o. Essa prática além de aumentar as visualizações, também ajuda nas buscas.

#2 – Não colocar um título chamativo

Não basta nomear o arquivo. Se você quer mesmo que seu vídeo seja visualizado, é preciso colocar um título chamativo. A melhor forma de fazer isso é escolhendo a palavra-chave que mais é buscada e fazer um título que chame a atenção para ele. Em outro artigo falaremos mais sobre isso.

Leia os dois títulos abaixo e diga qual deles está mais chamativo:

ganhar dinheiro com youtube

ganhar dinheiro com youtube

#3 – Não colocar uma thumbnail

Thumbnail é aquela imagem que você adiciona para ser a “capa” do seu vídeo. É importante escolhê-la com carinho, pois ela será o primeiro contato que o seu público terá com o seu vídeo. Portanto, quanto mais impactante, melhor.

ganhar dinheiro com youtube

Quanto mais chamativa, melhor!

#4 – Não colocar na descrição os links citados

Não existe nada mais frustrante do que assistir um vídeo, que cita um link que te interessa e você vai procurar na descrição e ele não está lá. Portanto, se você não quer aborrecer o seu público, não esqueça de colocar o link na descrição.

Esses são típicos erros que acontecem por falta de um bom checklist ao subir vídeos para o YouTube. Eles podem destruir a sua imagem e, consequentemente, minar as suas formas de ganhar dinheiro no YouTube.

Passo a passo para você subir seus vídeos no Youtube

Como você pode ver, qualquer erro, por menor que seja, pode ser fatal para o rankeamento dos seus vídeos no Youtube, além de afetar a sua imagem diante do seu público. Por isso um checklist para esta tarefa, feito por alguém com mais de 10 anos de experiência no assunto, pode ajudar seu canal dar um grande salto de audiência e qualidade.

Imagine seu canal do Youtube igual ao dos profissionais que você admira e segue. Imagine seu conteúdo sendo valorizado e com cada vez mais oportunidades de ganhar dinheiro e fama no Youtube. Muito bom, não é? Então conheça o…

Checklist Essencial Para Vídeos

ganhar dinheiro com youtube

Se você deseja ter um canal de sucesso e ganhar dinheiro com Youtube, você precisa conhecer o Checklist Essencial Para Vídeos criado por Camilo Coutinho. Um dos maiores especialistas em YouTube no país.

O Checklist Essencial Para Vídeos transfere para você toda a experiência do Camilo Coutinho em aulas práticas e 101% aplicáveis. Você vai saber cada passo que deve fazer para subir seus vídeos com a padronização usada pelos maiores profissionais do Brasil.

Além dele mostrar para você cada passo que você deve tomar para subir seus vídeos com sucesso, sem erros e sem perder tempo, ele também explica de forma fácil o porquê de cada uma das “micro-tarefas” que você deve executar para que seus vídeos sejam padronizados e consigam atingir um grande número de visualizações.

Além do checklist, você ainda ganha de bônus 2 aulas exclusivas que vão fazer a diferença no seus vídeos no YouTube. A primeira é: Conteúdo para vídeos: Reunindo Informações. Nela você vai aprender a coletar dados para produzir conteúdos com alta relevância para o seu público.

A segunda aula bônus é: Criando Thumbnails – organizando os pontos. Você vai aprender a criar thumbnails impossíveis de serem notados pelo seu público.

Portanto, como o próprio nome diz, ele é essencial para todas as pessoas que desejam profissionalizar ao máximo o seu canal do YouTube e começar a monetizá-lo o quanto antes. Quer conhecer mais? Clique aqui.

Equipe de Redação
Equipe de Redação
Artigo produzido pela equipe de redação do Como Ganhar Dinheiro no YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *