como ganhar dinheiro com YouTube
Como ganhar dinheiro com YouTube fazendo Tutoriais
13 de julho de 2017
Quer ganhar dinheiro no Youtube? Escolha o tipo de vídeo certo para isso!
12 de agosto de 2017
Exibir tudo

Como ser um youtuber: o que você precisa saber agora

Ser um youtuber…

Fala a verdade, você já pensou nisso. Quem sabe até já criou um canal no Youtube.  É praticamente impossível não imaginar como seria ter fama, milhares de seguidores, pessoas aguardando ansiosas pelo próximo vídeo, e claro, ganhar dinheiro com isso, não é?

Apesar de não parecer, ser um youtuber é possível. Para quem deseja criar um canal, começar a produzir vídeos e ter uma grande audiência, aqui vão algumas dicas para você arrasar.

Como ser um youtuber – Os primeiros passos

como ser um youtuber

Primeiro, e talvez o mais importante, é definir que tipo de vídeo você quer e vai produzir. Vai partir pra área do humor? Vai falar sobre filmes? Talvez algum assunto técnico que você tenha conhecimento? A identidade do youtuber está totalmente ligada ao tipo de conteúdo que ele produz nos vídeos, sabia?

Então pare para pensar por alguns segundos. O que faz sentido para você?

Uma dica para escolher um assunto legal é pensar em como você costuma gastar seu tempo livre. Ninguém ocupa o tempo com algo que não gosta, a não ser que seja necessário.

Então, se você puder escolher o que fazer, você vai ler um livro ou assistir um filme? Nas férias você costuma viajar? Ou você é um apaixonado por quadrinhos? Sabe dar aulas e ensinar algo?

É preciso destacar que um vídeo não vai fazer sucesso só porque você gosta muito do assunto. Existe uma diferença entre gravar um vídeo sobre algo que você acha legal e gravar um vídeo que visa apenas vender um produto ou serviço. O ideal é unir os dois e manter o foco nos resultados!

Aliás, se você quiser conhecer mais sobre os vídeos que mais fazem sucesso, confira nosso artigo “Quer ganhar dinheiro no Youtube? Escolha o tipo de vídeo certo para isso”.

Como ser um youtuber – planejando a gravação

como ser um youtuber

Depois de escolher o tipo de vídeo, é preciso planejar o que vai ser gravado. Pense na linguagem que você vai usar, e lembre que isso vai depender do público-alvo. Por mais que você domine o assunto, ficar engasgando durante a gravação é chato.

Imagine os próximos vídeos e faça uma lista dos itens que serão mantidos em todas as gravações. Você vai gravar sempre no mesmo local, no seu quarto, por exemplo? Ou cada vídeo será num local diferente?

Coloque todos esses itens num papel para seguir um modelo. Não significa que você não possa fazer mudanças no futuro, mas padronizar certos pontos vai trazer um aspecto mais profissional pras suas gravações.

Como ser um youtuber – Além da ideia, preciso comprar algo?

como ser um youtuber

Pense no ambiente que você vai usar para fazer as gravações. Câmera e microfone de qualidade são fundamentais, mas não resolvem problemas como um ambiente escuro ou com barulho.

Quando terminar a gravação, o vídeo será editado? Você possui conhecimento de softwares de edição de vídeo? Cada vídeo terá quanto tempo de duração? Quantos vídeos por semana você pretende gravar?

Dicas finais

Agora você tem a ideia, já definiu a estratégia para gravação, preparou o ambiente e avaliou se tem o mínimo necessário para gravar um vídeo, ligue a câmera (pode ser do celular) e vá em frente.

Não seja muito crítico no começo, senão você nunca vai sair da ideia. Existe uma frase muito usada no mundo dos negócios que pode se encaixar aqui: “Feito é melhor que perfeito!” Grave. Poste. Divulgue. Leia os comentários. Receba as críticas com atenção e humildade. E trabalhe para melhorar.

Cada vídeo fará parte do seu aprendizado. E a cada nova etapa, você vai descobrir coisas fantásticas que farão com que seu trabalho fique cada vez melhor.

Como você pode ver, não existe fórmula mágica. É pegar e fazer. Depois, analisar e melhorar. No fim, seu resultado como youtuber vai depender muito da qualidade do seu conteúdo, da forma como você se comunica com o público e, claro, da sua persistência e força de vontade.

Confira o passo a passo:

1 – Leia tudo o que puder sobre vídeo marketing;

2 – Faça um curso que te ensine a produzir bons conteúdos;

3 – Invista numa câmera (eu uso a webcam Logitech 920) ou comece com um smartphone.

4 – Aprenda a editar seus vídeos, ou contrate alguém para editar para você.

5 – Crie um canal no YouTube ou suba seus vídeos no Facebook.

6 – Divulgue inteligentemente, sem fazer spam (seu blog, grupos no Facebook, guest post, e-mail marketing, etc.)

Graças à sua natureza viral e acessibilidade simples, o vídeo se destaca como uma forma inteligente de produzir conteúdo para a web. Você pode começar sua carreira de youtuber hoje mesmo!

E então, o que te impede de começar hoje? Qual sua dificuldade de se tornar um youtuber? Deixe um comentário abaixo. Teremos o prazer de ajudar você.

Equipe de Redação
Equipe de Redação
Artigo produzido pela equipe de redação do Como Ganhar Dinheiro no YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *